Torcedores, amigos e admiradores do time que continua bem colocado no Brasileirão estiveram nesta quinta-feira (11), na loja da Fradique Coutinho da Livraria da Vila, para a sessão de autógrafos de Corinthians 100 anos - Gols ilustrados.
Vista da loja Fradique Coutinho da Livraria da Vila
Silvio e a arquiteta Vera Ossi, colega de faculdade
O escritor e arquiteto Silvio Sano, que transformou os gols do Timão em desenhos, estava radiante, mostrando o caderno que guarda desde os 15 anos com as representações dos jogadores do Corinthians. "Usava a perspectiva, desenhava com vista aérea, coisa que a televisão faz hoje. Muitas vezes eu lia a descrição dos gols nos jornais e desenhava conforme imaginava. Minha inspiração eram os ilustradores dos principais jornais esportivos na época, como a Gazeta Esportiva e depois o Jornal da Tarde. Meu sonho de corintiano era ser um deles, mas virei arquiteto e desenhar se transformou num hobby.
Caderno de desenhos feitos há mais de 40 anos
Sano e a mulher Kazue, maior incentivadora
Para o diretor-presidente Hubert Alquéres, Corinthians 100 anos - Gols Ilustrados é um livro leve, lépido e solto, como os melhores atacantes que passaram pela história do clube. "Descontraído como uma pelada de rua, jogada com bola de meia e pés descalços, e lúdico como um jogo de futebol de botão, jogado com o avô no quintal de casa", escreveu na apresentação da obra".
Kasue, Silvio e Marina Maeda
Midori Sano: irmã coruja
Midori Sano, de Produtos Editoriais e Institucionais, sempre acompanhou a carreira do irmão. "Ele desenha desde pequeno e sempre foi estudioso. Depois fez arquitetura, desenvolveu animações, cartuns e participou do salão de humor de Piracicaba. Escreveu outros livros, inclusive um sobre dekasseguis, além de crônicas que ele mesmo ilustra para o São Paulo Shimbum e o jornal de Fernandópolis. A família toda é corinthiana por influência dos nossos tios".
Paulo, Haddad, Sano e Samuel Seibel, proprietário da Livraria da Vila
Silvio Sano e Neto, um dos maiores ídolos da história do Corinthians
A presença do comentarista e ex-jogador do Corinthians José Ferreira Neto, o Neto, foi uma atração à parte. "Quando soube que estaria no livro, fiz o possível para comparecer. Eu conheço a história do Corinthians e, vendo os desenhos do Silvio, me lembrei de minha infância em Santo Antônio de Posse. Colecionava figurinhas e nunca imaginei que fosse virar jogador de futebol. Estou em outros livros que saíram sobre o Corinthians nos últimos 50 anos e me sinto muito honrado. Quero que meus filhos vejam e entendam essa força que é o Corinthians, que foi muito pobre, ficou 23 anos sem ganhar, e é amado de uma forma tão intensa. Livro é sempre bom e do Corinthians melhor ainda".
Neto e o casal Alexandre e Flávia: livro autografado para o avô, de 85 anos, que mora em Lorena
Guen Yokoyama fez o esquema para a distribuição das imagens e textos no livro
Imagem de capa
Nenhum comentário:
Postar um comentário